A amaldiçoada Caixa de Dibbuk
A caixa de Dibbuk é basicamente um armário para vinhos, de acordo com a lenda judaica, diz-se que é perseguido por um incansável espírito maligno que é capaz de frequentar e possuir os vivos. Uma determinada caixa de Dibbuk tornou-se famosa quando foi anunciada no eBay, juntamente com uma terrível história de fundo.
A história começou em setembro de 2001, quando um dono de antiquário participou de um leilão em Portland, Oregon, EUA. O evento foi realizado para vender os pertences de uma mulher de 103 anos. A senhora era uma judia e único membro de sua família a sobreviver em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Quando ela imigrou para os Estados Unidos, a caixa de Dibbuk e outros dois itens eram as únicas coisas que ela possuía em vida.
A neta da mulher explicou que sua avó sempre mantinha a caixa escondida e lhe disse que ela nunca deveria abri-la porque continha um espírito maligno chamado Dibbuk. Ela pediu ainda que a caixa fosse enterrada com ela, mas fazê-lo era contra a tradição judaica e sua família não permitiria. O antiquário perguntou a neta se ela queria ficar com a caixa por razões sentimentais, porém ela disse que o produto estava a venda como os demais itens expostos.
Então, o comerciante levou a caixa até sua loja e colocou-a em sua oficina no porão. Imediatamente, coisas estranhas começaram a acontecer: certa vez, o comerciante deixou sua assistente sozinha na loja e assim que chegou a moça estava completamente aterrorizada! Disse que as luzes se apagaram, as portas e os portões de segurança se trancaram e que ela ouviu sons terríveis vindos do porão. Quando foi investigar a origem dos ruídos, descobriu um odor terrível de urina de gato pairando no ar e vários objetos estavam quebrados no chão do porão.
As histórias sobre o objeto dizem que em seguida, o comerciante deu a caixa de presente para sua, e a mulher imediatamente sofreu um acidente vascular cerebral severo. No hospital, ela disse: "EU ODIEI O SEU PRESENTE", enquanto lágrimas escorriam de seus olhos sem controle. Ele tentou dar o presente a várias pessoas, mas sempre voltava para eles em alguns dias. Geralmente porque as pessoas simplesmente não gostavam, ou porque sentiam algo estranho acontecer. Então, o comerciante passou a sofrer um pesadelo recorrente e, mais tarde, descobriu que todos os membros de sua família que estavam ao redor da caixa estavam tendo o mesmo sonho. Além disso, passou a ver sombras com sua visão periférica.
Finalmente, depois de admitir que havia algo sobrenatural com a caixa, ele foi pesquisar na internet e adormeceu no computador. Quando acordou sentiu algo respirar ao redor de seu pescoço e, quando virou a cabeça, viu uma enorme figura, como uma sombra, correndo pelo corredor. Ele então decidiu incluir o artigo no eBay , juntamente com uma descrição detalhada do que aconteceu com ele desde a obtenção da caixa.
Jason Haxton, curador de um Museu de Medicina Osteopática em Kirksville, comprou a caixa no eBay. Mais tarde, ele escreveu um livro detalhando a estranha história da caixa Dibbuk e, em 2012, um filme de terror baseado no livro foi lançado.
*Para quem se interessar o nome do filme é Possessão (2012), do produtor Sam Raimi.
A origem da caixa de Dibbuk
A antiga proprietária da caixa disse que a história do aterrorizante objeto inicia na Polônia do ano de 1938. Nesta época o nazismo avançava e os judeus eram duramente oprimidos e mortos. Com a intenção de amenizar o sofrimento de seu povo, um grupo de mulheres realizou um ritual com uma espécie de tábua Ouija para se comunicar com os mortos. A entidade que foi contatada disse que protegeria os judeus, porém pediu que fosse libertado e assim, pudesse vagar pelo mundo dos vivos. A autorização foi dada, porém as mulheres perceberam que a entidade era um espírito maligno e então decidiram fazer um novo ritual para aprisioná-lo em um objeto, mas falharam.
Foi somente no fim da Guerra que uma das mulheres que participou do ritual inicial, conseguiu prender a entidade na caixa de vinho. Mais tarde ela imigrou para os EUA levando o objeto consigo e, após sua morte, a caixa foi herdada por sua neta (a mesma que efetuou o leilão citado no início deste texto).
O que é um Dibbuk?
Segundo o folclore judeu é um espírito maligno que foi condenado a vagar pelo mundo para pagar pelos seus pecados. Seu único refúgio é quando se apodera do corpo das pessoas.
A caixa continua assombrando seus proprietários?
Segundo Jason, os efeitos da caixa acabaram quando um exorcismo foi realizado no ano de 2004 e o objeto foi trancando em uma arca de acácia folheada a ouro. Além disso, a caixa foi enterrada num lugar não revelado...
Comente com o Facebook: